Insônia: causas e cuidados

Infelizmente, a insônia é um problema muito comum entre as pessoas hoje em dia...

Dicas de Saúde
December 23, 2022
4
min

O que é insônia?

Infelizmente, a insônia é um problema muito comum entre as pessoas de hoje em dia. É uma condição que impede que alguém consiga dormir e descansar o suficiente, o que pode prejudicar o seu bem-estar físico e mental.

Causas

A insônia tem muitas causas, desde o estresse e a ansiedade, até problemas hormonais ou mudanças de rotina. Ela também pode ser causada por condições médicas, como distúrbios do sono, transtornos mentais, problemas de saúde mental, problemas digestivos e até mesmo alergias alimentares. É importante procurar ajuda médica se você estiver sofrendo com a insônia, pois ela pode ser um sintoma de algo mais profundo.

Como lidar

Algumas das maneiras de lidar com a insônia incluem fazer mudanças na sua rotina, como evitar cafeína e estimulantes após o meio-dia, ter horários regulares de descanso e atividade física, e evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir. É também importante manter uma rotina regular, que inclua o horário de ir para a cama e o horário de acordar, para que o seu corpo se acostume a um padrão de sono.

Alimentação saudável e prática de exercícios também ajudam a melhorar a qualidade do sono. Alimentos ricos em vitamina B, magnésio e triptofano podem ajudar a melhorar o sono, enquanto exercícios regulares ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade, que são fatores que contribuem para a insônia.

Por fim, a prática de técnicas de relaxamento, como respiração profunda, yoga, meditação e ioga, pode ajudar a relaxar o corpo e a mente, o que ajuda a aliviar a ansiedade e os sintomas da insônia.

Se você estiver sofrendo com a insônia ou se ela estiver afetando a sua qualidade de vida, é importante procurar ajuda médica para garantir que está tratando o problema corretamente. Apesar de a insônia ser um problema comum, existem maneiras de lidar com ela eficazmente.

Compartilhe este artigo