Quais os principais cuidados que um idoso precisa?

Na vida, o cuidado é algo que está sempre presente e na terceira idade deve ser maior. Entende-se por cuidado o zelo, a preocupação, atenção especial e precaução que um indivíduo tem pelo outro.

Bem-estar
June 28, 2022
3
min

Na vida, o cuidado é algo que está sempre presente e na terceira idade deve ser maior. Entende-se por cuidado o zelo, a preocupação, atenção especial e precaução que um indivíduo tem pelo outro. Saiba quais são os principais cuidados que uma pessoa idosa precisa.

Alimentação correta

A saúde do idoso geralmente é mais frágil quando comparamos com a de um adulto, por exemplo. Geralmente, na terceira idade, perdemos cálcio e podemos apresentar algumas restrições alimentares ou deficiências nutricionais.

O recomendado é seguir uma dieta recomendada por um nutricionista, que saberá quais as vitaminas necessárias e em que alimentos encontrá-las em maior quantidade.

Monitoramento remoto

Quando o idoso mora sozinho ou permanece em casa enquanto os outros membros da família trabalham, o monitoramento remoto pode ser muito útil. Ao contrário do que muitos pensam, hoje, existem relógios inteligentes com essa função. Eles enviam informações importantes sobre o idoso para seus parentes por meio de aplicativos.

Assim, se ocorre uma queda, o relógio dispara um alarme para o responsável pelo idoso. Ele pode tentar contato por telefone e, caso não consiga uma informação que o tranquilize, pode acionar o socorro e providenciar a assistência necessária.

Afeto e companheirismo são indispensáveis

Sempre que puder, a família também deve estar presente para fazer companhia ao idoso. A companhia física, o carinho e uma boa conversa é o melhor presente que pode dar a um idoso que, com a sua experiência de vida, tem sempre histórias para contar.

Além disso, é importante manter o idoso a par das notícias do seu círculo pessoal e até do mundo, para que não sintam que estão a ser esquecidos.

Higiene

Esse é um dos fatores essenciais para a qualidade de vida de qualquer pessoa e, ainda mais, dos idosos. Entretanto, uma ida ao banheiro, por exemplo, pode ser uma grande dificuldade. O mais indicado é que o espaço seja adaptado às suas necessidades para facilitar o dia a dia.


É importante ter barras de apoio nas laterais do vaso sanitário, para que a pessoa possa se apoiar e se movimentar com mais facilidade. Já o lavatório precisa estar embutido na parede para evitar quedas durante sua higiene.

Segurança no ambiente

Quando se fala em segurança para os idosos, a indicação é tornar o ambiente de casa tão seguro quanto for possível, da mesma forma que seria feito para uma criança. Entre os elementos necessários estão: corrimãos em todas as escadas, rampas de acesso se necessário, boa iluminação, uso de tapetes antiderrapantes, apenas para citar alguns exemplos.

Compartilhe este artigo