Como gerenciar o estresse?

É impossível evitar o estresse. No mundo atual qualquer comportamento é um fator estressante em potencial. Contudo, você pode gerenciar o sentimento

Bem-estar
July 6, 2022
2
min

É impossível evitar o estresse. No mundo atual qualquer comportamento é um fator estressante em potencial. Contudo, você pode gerenciar o sentimento, de modo que ele não interfira de maneira negativa na sua vida. Para que isso aconteça é preciso contar com estratégias eficientes e simples de serem colocadas em prática. Confira algumas delas.

Identifique os sinais do estresse

Os sinais físicos do estresse são a tensão muscular, especialmente na área do maxilar, pescoço e ombros. Também há tensão no rosto e geralmente os lábios estão apertados. Emocionalmente há um sentimento de irritação, misturado com angústia. Essas sensações te dizem que é hora de parar.

Identifique e elimine os fatores estressantes

É impossível se livrar de todos os fatores estressantes na sua vida, mas uma boa parte deles pode ser eliminada após uma análise realista. Identifique pessoas, situações e objetos que causam estresse em sua vida. Verifique o que pode ser eliminado completamente, o que é possível minimizar e o que você pode evitar.

Enxergue os problemas de outra forma

Às vezes você se estressa porque acredita que seu problema é o mais cabeludo do mundo e que, por isso, nada poderia ser pior. Primeiro, acredite: muita coisa poderia ser pior.

Olhar para uma imagem relaxante

As imagens comunicam sensações e as impregnam nos observadores. Por isso é bom que você sempre tenha à mão alguma fotografia ou pintura que tenha uma imagem relaxante. As mais apropriadas são as paisagens, especialmente se forem de lugares solitários, clima frio e muito verde ou muita água.

Busque o autoconhecimento

Quanto mais você se conhecer, melhor será o gerenciamento dos pensamentos, já que a sua estrutura interna estará preparada para encarar as mais diferentes adversidades possíveis. Também haverá uma análise mais aprofundada de como encontrar soluções menos tensas e que estejam ao seu alcance, agindo com foco e determinação.

Tenha aceitação

Apesar de ser uma dificuldade para muita gente, a aceitação dos fatos que não podem ser modificados é um caminho na trilha do gerenciamento dos pensamentos. Aprender a aceitar o outro, escolhas alheias e manter o respeito frente a posições contrárias às suas ideologias contribui imensamente neste processo de redução do estresse.

Compartilhe este artigo