O que fazer quando estiver com virose?

Dicas de Saúde

Provavelmente, em algum momento da sua vida, você passou pela situação de fazer uma viagem, comer alguma coisa diferente e passar mal, apresentando sintomas como diarreia e vômito. Essa situação é um típico caso de virose. Afinal, o que fazer para tratar esse mal?

Afinal, o que causa a virose?

Os principais causadores da virose são o enterovírus e o rotavírus. Eles marcam presença em minúsculos pedaços de fezes ou vômito que ficam na pele após o uso do banheiro. Caso o paciente não lave as mãos direito, pode contaminar a água e alimentos que outros vão consumir e, sem saber, acabarão infectados por esses agentes.

Quais são os sintomas da virose?

Os sintomas da virose podem variar de intensidade de acordo com a resistência física de cada pessoa, mas geralmente eles são os mesmos: febre, diarreia, vômito, falta de apetite, dores no corpo, dor de cabeça e dor de barriga.

O que não fazer durante uma virose?

Nos primeiros 3 dias de diarreia deve-se evitar o consumo de alimentos que prendem o intestino, como goiaba e banana, pois é preciso que o vírus seja eliminado pelas fezes. Após este período, os sintomas devem diminuir e já é aconselhado o consumo de alimentos que ajudam a controlar a diarreia.

Tratando o problema

Mantenha-se hidratado com cubos de gelo e líquidos claros. O maior risco associado a qualquer vírus estomacal é a desidratação. Por isso, a coisa mais importante a fazer para ajudar seu corpo a se livrar do vírus é manter-se hidratado o máximo possível.

Beba bastante água

Por causa das crises de diarreia e vômito, o corpo tende a perder bastante líquido, por isso é importante aumentar a ingestão de água. Outras bebidas também são bem-vindas para hidratar o organismo, como água de coco, sucos naturais e isotônicos.

Não descuide de sua higiene pessoal

Os vírus que atacam o estômago são fortes e podem sobreviver fora do corpo humano por muito tempo. O que ainda é pior, você pode pegar o mesmo vírus de outra pessoa, depois que já tiver se recuperado de sua infecção. Para evitar contrair infecções repetidas, cuide de sua limpeza pessoal, bem como dos ambientes em que vive.

SuperClínica

Em casos graves de desidratação, é necessário a intervenção com soros e medicamentos, por isso conte com a SuperClínica. Nosso time de médicos e profissionais da saúde estão preparados para realizar atendimentos humanizados e completos para cuidar da sua saúde!