Quais são os tipos de estresse existentes?

O estresse afeta cada um de forma diferente de acordo com sua causa e efeito. Existem diferentes tipos de estresse reconhecidos por estudos clínicos e pesquisas.

Dicas de Saúde
June 23, 2022
2
min

O estresse afeta cada um de forma diferente de acordo com sua causa e efeito. Existem diferentes tipos de estresse reconhecidos por estudos clínicos e pesquisas. Cada tipo têm diferentes abordagens para tratamento, portanto conhecer cada um é importante para se receitar o melhor tratamento.

Afinal, qual a definição de estresse?

Estresse é o nome que se dá a uma reação do organismo, quando nos deparamos frente a viagens, perdas, mudanças na situação econômica, mudança na vida social ou profissional, dificuldades nos estudos e nas relações com os outros.

Toda vez que você se preocupa, tem medo ou se sente muito feliz com uma situação ou evento, seu organismo inicia uma reação denominada de estresse, envolvendo o hipotálamo, glândulas (hipófise, tireoide e suprarrenal), órgãos (coração, fígado e estômago) e os músculos, entre outros.

Estresse agudo

Este é o tipo mais comum de estresse que resulta da pressão que alguém está sujeito no cotidiano da vida. Doses pequenas de estresse agudo podem ser benéficas, por exemplo, em atletas quando estão a ponto de competir em um evento. O estresse agudo dispara a produção de adrenalina dando mais energia à eles.

Agudo episódico

Se dá quando o estresse agudo ocorre com frequência. Sabe aquelas pessoas que parecem ter crises nervosas todos os dias? Então, elas estão submetendo o próprio corpo ao estresse agudo episódico. Pessoas com ar mais pessimista, que estão sempre vendo o lado negativo das coisas, meio persecutórias, que estão sempre achando que serão as próximas a serem demitidas.

Algumas pessoas podem sentir os sintomas do estresse agudo com mais frequência do que outras, essas geralmente focam demais na organização e falham sempre quando se trata de desempenho.

Estresse crônico

É causado pela dificuldade de sair de situações complicadas, desgastantes e de longa data, nas quais a pessoa se vê presa. Costuma ser frequente em famílias disfuncionais, casamentos infelizes, empregos desagradáveis (mas necessários para o sustento da família), entre outros.

Logicamente, a melhor maneira de superá-lo é conseguir se desvencilhar da situação estressora, podendo ser necessário auxílio de um profissional, como psicólogo ou psiquiatra.

Estresse psicológico

Diferente dos tipos citados acima, o estresse psicológico se preocupa com a habilidade de resposta de uma pessoa em dada situação, ou para ser mais específico, pela perda dessa habilidade. Durante circunstâncias perigosas e difíceis, seu corpo produz hormônios conhecidos como adrenalina e cortisol que incitam o corpo a tomar uma atitude.

Como gerenciar o estresse?

Já publicamos um artigo completo falando a respeito de como gerenciar o estresse, clique aqui para conferir.

Compartilhe este artigo