Qual a importância da medicina preventiva?

Dicas de Saúde
June 22, 2022

Todos nós sabemos o quanto é ruim ter que lutar contra alguma doença que debilita nossa disposição e nos rouba a qualidade de vida. Pensando em evitar estes tão incômodos contratempos, surgiu uma área da medicina especializada em garantir que a saúde esteja sempre em dia: a medicina preventiva. Afinal, o que ela faz?

Manutenção constante da saúde

A medicina preventiva é o ramo médico voltado à prevenção de doenças ou lesões por meio de ações antecipadas, ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas. A ideia é focar na manutenção constante da saúde, não abrindo margem para que as enfermidades se instalem e provoquem consequências danosas à saúde.

Você sabe o que são rastreios?

Rastreio é a detecção precoce e a prevenção de doenças ou lesões, de modo a levar os indivíduos a viver mais saudáveis. Ou seja, a identificação das doenças nos seus estados iniciais, por forma a permitir um tratamento mais eficaz. Como se sabe, a grande maioria destas doenças possui um melhor prognóstico quando detectadas precocemente.

Observe exemplos de medicina preventiva

Dentre as medidas englobadas pela medicina preventiva, podemos citar os programas de vacinação, exames periódicos para controle do colesterol, projetos focados na atividade física, monitoramento dos hábitos alimentares, controle de peso, check-ups regulares, dentre tantos outros.

Outros métodos de prevenção

Prevenção primária: este método de prevenção evita a ocorrência da doença, no geral, começando desde o período gestacional.

Prevenção secundária: engloba métodos para diagnosticar e tratar enfermidades presentes nos estágios iniciais antes de resultar em morbidade significativa.

Prevenção terciária: utiliza métodos para diminuir o impacto negativo da enfermidade existente, restabelecendo a função e diminuindo complicações.

Muito mais importante do que você imagina

Se consideramos que os estilos de vida modernos acarretam um vasto conjunto de problemas para a saúde das pessoas, como é exemplo o trabalho excessivo, o stress, o sedentarismo, uma incorreta alimentação, ou seja, um conjunto de fatores que resultam, muitas vezes, em doenças, facilmente antevemos a importância da medicina preventiva.