Quando devo ir ao pediatra?

Logo depois que o bebê nasce, a ida ao pediatra se torna um compromisso frequente na agenda da família.

Dicas de Saúde
July 5, 2022
3
min

Logo depois que o bebê nasce, a ida ao pediatra se torna um compromisso frequente na agenda da família. É na consulta médica com o pediatra que será avaliado a saúde do pequeno depois do parto, como ele está se desenvolvendo, se está ganhando peso corretamente e diversos outros fatores.

A primeira visita do bebê ao pediatra é um momento muito importante para ele e para toda a família. Neste momento, o médico vai conhecer a criança e acompanhar seu desenvolvimento, além de saber do seu histórico familiar e tirar todas as dúvidas que os pais podem ter.

Quando ir pela primeira vez ao pediatra?

O ideal é que a primeira visita seja feita antes mesmo de o bebê nascer, pois conhecer aquele que vai cuidar e interagir com a família é muito importante.

Se tudo estiver bem, a primeira visita ao pediatra após a alta da maternidade deve acontecer no máximo até uma semana após o nascimento do bebê.


Qual a periodicidade das consultas?

A criança deve ir ao pediatra logo na primeira semana de vida, quando ainda é recém-nascida. Depois, uma vez por mês, até completar 6 meses.

Dos 6 aos 18 meses, as consultas de pediatria passam a ser trimestrais. Daí em diante, a criança deve ir ao pediatra a cada 6 meses (até completar 2 anos) e uma vez por ano (até aos 18 anos).

Por que uma frequência tão grande de consultas?

No primeiro ano de vida, o bebê triplica de peso, ganha 25 cm de altura, começa a falar e até dá os primeiros passinhos. São muitas mudanças em pouco tempo, então, para ter certeza de que tudo está indo bem é preciso todas essas consultas.

Parece exagero, mas a primeira infância pode influenciar o resto da vida da criança. É nessa época que o seu filho cria seus hábitos de alimentação e de sono e já ganha alguns fatores de risco para diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares, bebês acima do peso têm um risco maior de se tornarem adultos obesos.

Lembre-se: o pediatra deve acompanhar toda a infância do seu filho. Por isso é preciso que você confie nele. Essa é a regra mais importante.

Compartilhe este artigo