Será que estou com otite?

Dicas de Saúde

A otite média aguda é uma infecção no ouvido médio causada por uma bactéria. É muito comum nas crianças. O ouvido é dividido em 3 partes: externo, médio e interno. O ouvido médio é uma cavidade com ar localizada entre o tímpano e o ouvido interno. A tuba auditiva (trompa de Eustáquio), um canal de comunicação entre ouvido médio e nariz, tem a função de ventilação e limpeza.

A infecção no ouvido médio se faz através da tuba auditiva quando está com sua função prejudicada por inflamações ou obstruções, como acontece, por exemplo, nas alergias do nariz ou nas infecções da faringe (garganta). O germe (bactéria) presente na garganta migra pela tuba auditiva até o ouvido médio onde se multiplica nas secreções aí acumuladas, resultando uma otite média aguda.

A infecção do ouvido médio ocorre, na maioria das vezes, após gripe. É frequente, também, através do contato com outras crianças. Surge também muitas vezes, durante as doenças infecciosas da infância, tais como sarampo.

Os principais sintomas são dor e diminuição da audição. A dor costuma ser severa. Outros sintomas podem estar presentes: febre, inquietude e perda de apetite.

O tratamento é feito com o uso adequado de antibióticos e analgésicos. Terminado o tratamento o médico verifica se o líquido da infecção que se acumulou atrás do tímpano está sendo reabsorvido e se a audição está voltando ao normal. A presença de líquido no ouvido médio interfere no mecanismo de condução do som, causando surdez.

É possível prevenir o surgimento das otites com mudanças nos hábitos de limpeza das orelhas. Os cotonetes têm que ser abolidos para essa finalidade, pois, além de retirarem a cera que protege o ouvido dos agentes externos, podem empurrá-la para dentro do meato acústico externo e provocar outros problemas. Depois do banho, a orelha deve apenas ser seca com uma toalha enrolada no dedo, sem o auxílio de nenhum outro instrumento. Quem pratica esportes aquáticos precisa usar também protetores macios de ouvido para barrar a entrada de água.

Embora na maioria dos casos seja causada por microrganismos, a otite, em si, não é transmissível. Entretanto, os causadores da infecção podem ser transmitidos através de secreções, contato com superfícies contaminadas, compartilhamento de objetos de uso pessoal, entre outros.

Embora pegar um resfriado ou outra infecção não seja garantia de otite, essa muitas vezes vem como consequência, o que pode fazê-la parecer “transmissível”. Entretanto, isso depende muito do sistema imunológico e idade da pessoa.