Coceira na pele é sempre alergia?

Quem nunca sentiu coceira na pele, aquele incômodo um tanto quanto chatinho que quase parece incontrolável? O desconforto pode ter uma série de causas e significar problemas diferentes para cada organismo.

A coceira na pele é produzida por excitação das terminações nervosas do corpo, em resposta a diferentes estímulos transmitidos pelo nosso sistema nervoso e, em 90% dos casos, são provocadas por agentes que não nos causam danos sérios. Saiba mais sobre a coceira em nosso post!

Dermatite de contato

A dermatite de contato pode ocorrer por má condição da pele, contato com alguma substância irritante ou alergia específica a algum material. Independente da origem, os sintomas incluem coceira e alteração da pele.

Catapora

Catapora ou varicela é uma doença gerada pelo vírus herpes zoster e que é comum na infância. Seus sintomas incluem febre, vesículas e bolhas que coçam.

Ressecamento da pele

Quando a pele está muito ressecada, pode apresentar coceiras. Conhecida como xerose cutânea, a situação é causa por excesso de banhos quentes ou de usos de sabonetes, que acabam irritando a derme. Medicamentos como opióides ou diuréticos também afetam a pele, assim como regiões frias e de baixa umidade.

Reações alérgicas

A pele irritada dá muita sensação de coceira. A principal causa costuma ser alérgica, e há uma lista enorme de agentes causadores do problema. É mais popularmente conhecida como urticária e provoca manchas vermelhas na pele, com vergões.

Doenças sistêmicas

Alguns problemas de saúde podem provocar coceira no corpo: diabetes, problemas no fígado, como hepatite, cirrose, insuficiência renal, dengue, catapora, anemia, HIV, entre outras. É essencial procurar o médico para que ele faça o diagnóstico e trate a doença corretamente, bem como o prurido.

Casos de escabiose

Popularmente conhecida por sarna, a doença é provocada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que parasita em humanos, a sarna canina é provocada por outro agente, que transmitido a humanos via mordida pode causar leves coceiras no local da lesão, mas sem maiores riscos. O ácaro é facilmente transmitido entre familiares, pelo uso comum de roupas de cama e roupas.

Pode ser urticária

É caracterizada pelo surgimento repentino de placas avermelhadas e elevadas na pele. A urticária tem diversas causas, porém, alguns medicamentos são os principais desencadeadores. Em geral, as escoriações desaparecem no mesmo dia, caso contrário, podem ser sinal de alguma doença interna, como lúpus eritematoso. Há, ainda, situações em que a causa não é descoberta, ainda que o paciente realize diversos exames.