Infecção Urinária: sintomas e prevenção

December 6, 2022

Infecção Urinária: sintomas e tratamento

A infecção urinária é uma doença bastante comum, é causada por uma bactéria no sistema urinário: rins, bexiga ou uretra. É importante saber identificar seus sintomas e do que se trata caso ela surja.

Sintomas

Infecção urinária não necessariamente apresenta sintomas, mas quando eles aparecem são os seguintes:

• Forte vontade de urinar que não desaparece
  • Sensação de queimação ao urinar
  • Urinar frequentemente em pequenas quantidades de urina
  • Urina que parece turva
  • Urina que aparece vermelha, rosa brilhante ou cor de cola – sinais de sangue na urina
  • Urina com cheiro forte
  • Dor pélvica, em mulheres – especialmente no centro da pelve e ao redor da área do osso púbico

Estas etapas podem ajudar a diminuir o risco de ITUs:

• Beba bastante líquido, principalmente água. Beber água ajuda a diluir a urina. Isso leva a urinar com mais frequência – permitindo que as bactérias sejam eliminadas do trato urinário antes que uma infecção possa começar.
  • Experimente o suco de cranberry. Estudos que analisam se o suco de cranberry previne infecções do trato urinário não são definitivos. No entanto, beber suco de cranberry provavelmente não é prejudicial.
  • Limpe da frente para trás. Faça isso depois de urinar e depois de evacuar. Ajuda a prevenir a propagação de bactérias do ânus para a vagina e uretra.
  • Esvazie a bexiga logo após atividade sexual. Beba também um copo cheio de água para ajudar a eliminar as bactérias.
  • Evite produtos femininos potencialmente irritantes. Usá-los na área genital pode irritar a uretra. Esses produtos incluem sprays desodorantes, duchas e pós.
  • Mude seu método de controle de natalidade. Diafragmas, preservativos não lubrificados ou preservativos tratados com espermicida podem contribuir para o crescimento bacteriano.

Fatores de risco

ITUs são comuns em mulheres. Muitas mulheres experimentam mais de uma ITU durante a vida.

Os fatores de risco para ITUs específicos para mulheres incluem:

• Anatomia feminina. As mulheres têm uma uretra mais curta do que os homens. Como resultado, há menos distância para as bactérias percorrerem até chegar à bexiga.
  • Atividade sexual. Ser sexualmente ativo tende a levar a mais infecções do trato urinário. Ter um novo parceiro sexual também aumenta o risco.
  • Certos tipos de controle de natalidade. O uso de diafragmas para controle de natalidade pode aumentar o risco de infecções do trato urinário. O uso de agentes espermicidas também pode aumentar o risco.
  • Menopausa. Após a menopausa, um declínio no estrogênio circulante causa alterações no trato urinário. As mudanças podem aumentar o risco de infecções do trato urinário.