O que saber sobre a síndrome do "covid longo”?

Long-Covid é um termo usado para se referir aos sintomas do coronavírus...

Doenças
December 23, 2022
5
min

O que é "long-covid"?

Long-Covid é um termo usado para se referir aos sintomas do Coronavírus (COVID-19) que persistem além da infecção inicial. Estima-se que 10 a 30% das pessoas que contraíram o vírus correm o risco de desenvolver sintomas a longo prazo, que podem incluir fadiga, falta de ar, dores nas articulações, palpitações e dores de cabeça.

Qual a causa?

A causa exata do Covid longo ainda não é conhecida, mas acredita-se que esteja relacionada à resposta imune do corpo ao vírus. Acredita-se que o sistema imunológico fica “preso” em um estado de inflamação, o que significa que o corpo está constantemente lutando contra a infecção e não consegue se recuperar adequadamente.

Os efeitos a longo prazo do longo Covid podem ser fisicamente, mentalmente e emocionalmente desgastantes para os afetados. As pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 muitas vezes podem sentir fadiga extrema, dificultando a realização de tarefas cotidianas. Eles também podem sofrer de dificuldades cognitivas, como falta de concentração, problemas de memória e dificuldade em tomar decisões.

Problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, também podem ser comuns em pessoas com Covid-19, pois os efeitos físicos e psicológicos da doença podem ser avassaladores.

Qual o tratamento?

Não existe um tratamento único para Covid longo, pois cada caso é um caso. Os planos de tratamento geralmente incluem mudanças no estilo de vida, como descansar bastante e fazer exercícios, além de reduzir o estresse. A medicação também pode ser prescrita para ajudar a aliviar os sintomas.

É importante lembrar que a longa Covid ainda não é totalmente compreendida e mais pesquisas são necessárias para entender os efeitos a longo prazo do vírus. Enquanto isso, é importante que as pessoas afetadas procurem orientação médica e tomem medidas para cuidar de sua saúde física e mental.

Conclusão

Em conclusão, o longo Covid é uma doença grave e muitas vezes debilitante. Pode ter um enorme impacto no bem-estar físico, mental e emocional das pessoas afetadas. Embora ainda haja muito a aprender sobre a Covid-19, é importante procurar orientação médica e tomar medidas para controlar os sintomas. Com apoio e compreensão, aqueles com Covid longo podem aprender a lidar com sua condição e viver uma vida o mais plena possível.

Compartilhe este artigo