Presbiopia, também conhecida como vista cansada, é um problema evidente que em geral todo indivíduo a partir dos 40 anos possui. A presbiopia reduz gradualmente a visão para perto, e também está relacionada com as necessidades de esforços visuais de cada indivíduo.
Quais as causas da presbiopia?
O cristalino (lente natural, transparente, flexível, que se localiza dentro do olho atrás do disco colorido chamado de Iris), começa a perder a sua elasticidade, tornando-se mais rígido e com isso, dificultando o foco para perto.
Essa mudança no cristalino acarreta piora na visão de perto e não é repentina, mas sim, gradativa, isto é, a piora da visão é ano a ano
Sintomas
O principal sintoma da presbiopia é a visão turva ou embaçada quando a pessoa tenta ler a uma distância normal, fazer tarefas próximas ao rosto ou tenta focar em objetos próximos. Isso pode aumentar quando há pouca luz ou quando o paciente está cansado.
Um dos sintomas mais aparentes é quando o paciente começa a precisar segurar um texto a uma distância maior do que antes para conseguir visualizá-lo bem. É por isso que esse problema visual também é conhecido como síndrome do braço esticado.
Diagnóstico
O diagnóstico da vista cansada é essencialmente clínico e, portanto, baseia-se no histórico de saúde do indivíduo, na avaliação da dificuldade para enxergar de perto – o oftalmologista observa a que distância dos olhos a pessoa precisa colocar um documento para conseguir fazer sua leitura – e no exame oftalmológico.
Uma vez confirmada a presbiopia, no próprio consultório são feitos testes para determinar a extensão da perda visual e estabelecer o grau mais apropriado para permitir uma visão de perto confortável.
Tratamento para presbiopia
O tratamento da presbiopia tem como função corrigir o erro refrativo de perto. A correção pode ser efetuada com óculos ou lentes de contato. Também é possível efetuar tratamento cirúrgico para correção da presbiopia.
Algumas lentes bifocais ou óculos progressivos mais recentes visam corrigir simultaneamente tanto a visão de perto como a de longe com a mesma lente. Alguns doentes com presbiopia optam por lentes bifocais ou progressivas para excluir a necessidade do uso de óculos de leitura em separado, sendo este fato uma vantagem para quem tem de utilizar óculos.