O que é hipersensibilidade alimentar?

July 6, 2022

A hipersensibilidade alimentar refere-se a todos os tipos de reações excessivas que um organismo pode desenvolver, contra um certo ingrediente de um alimento. A hipersensibilidade a um alimento pode ser dividida em dois grupos, alergias alimentares e intolerâncias alimentares. Ambos os grupos referem-se a reações anormais a alimentos considerados como sendo seguros.

Por que a hipersensibilidade alimentar precisa ser tratada?

Alergias alimentares fazem com que o sistema imune sintetize e libere agentes químicos reativos como: histaminas, linfocinas e citocinas inflamatórias. Essas substâncias influenciam drasticamente a fisiologia celular, produzindo efeitos no sistema imune, endócrino e nervoso.

Estas alergias escondidas podem ser uma das causas mais comuns dos sintomas “inexplicáveis” incluindo: asma, alterações do sistema nervoso, artrite reumatóide, distúrbios gastrointestinais, dificuldades respiratórias, rinite, sinusite, infecções recorrentes, fadiga, enxaqueca e que frequentemente melhoram quando esses alimentos são identificados e eliminados da dieta.

Como diagnosticar esse problema?

O diagnóstico depende do tipo de hipersensibilidade. A imediata é feita, principalmente, através de testes de alergia na pele ou no sangue. Quando não existem suspeitas quanto ao alimento que pode ser o causador da alergia, o médico começa a testar os alimentos mais alergênicos como amendoins, morangos ou camarões.

Já no caso da hipersensibilidade tardia, esse diagnóstico pode ser um pouco mais difícil, pois além de não existirem exames específicos, pode demorar muito tempo para que a pessoa perceba que os sintomas apresentados sigam um padrão e estejam relacionados ao consumo alimentar.

Prevenção é tratamento

Diferente da alergia alimentar aguda, a alergia alimentar tardia não é permanente ou definitiva. Ela pode ser removida se o alimento é evitado. Existem poucos laboratórios no país que realizam exames capazes de identificar os alimentos que desencadeiam esta reação “oculta”. Além de raros, eles não são financeiramente acessíveis para todos. Desta forma, é importante uma observação da sintomatologia e a associação aos alimentos consumidos recentemente.

Quais são os alimentos que mais causam alergias?

Os alimentos responsáveis por mais de 90% de reações graves são ovos, leite, peixes, crustáceos, amendoim, soja, trigo e castanhas, principalmente em lactentes e crianças. Nos adolescentes e adultos, amendoim, peixe, mariscos e nozes, são responsáveis por 85% das reações alérgicas.