​O que é candidíase?

A candidíase é uma infecção causada pelo fungo Candida albicans, que se aloja comumente na área genital, provocando coceira, secreção e inflamação na região. O micro-organismo vive normalmente no organismo sem causar danos, mas, em situações de desequilíbrio, aumenta a população e passa a ser danoso para o corpo. Isso acontece especialmente entre as mulheres, já que o fungo habita a flora vaginal.

O que causa a candidíase?

O motivo mais recorrente é o início da vida sexual, que acaba gerando um desequilíbrio no pH da vagina por alterar a incidência de bactérias e fungos que coexistem neste ambiente. No caso da primeira relação, o que ocorre também com bastante regularidade é a infecção urinária. Outro fator que pode ser desencadeante da candidíase é a alteração da temperatura desta parte do corpo humano, que pode acabar favorecendo o crescimento ou a morte de algum organismo.

Quais os sintomas da doença?

Coceira vaginal é o sintoma mais importante da candidíase. Ardência ou dor na região vaginal também são comuns e podem ser acompanhadas por disúria (dor ao urinar) ou dispareunia (dor durante o ato sexual).

Outros sinais frequentes são a vermelhidão na região da vulva e o corrimento vaginal. O corrimento da candidíase vaginal é habitualmente leitoso, ou tipo queijo cottage, e sem odor.

O diagnóstico é difícil?

Em pessoas saudáveis a maioria dos médicos consegue diagnosticar a candidíase sem a necessidade de testes de laboratório. Ocasionalmente, quando a infecção não desaparece ou envolve todo o organismo podem ser necessários testes mais extensivos.

Os testes incluem a utilização de um espéculo para manter a vagina. O médico vai tirar amostras do corrimento. A amostra para determinar a presença de candidíase vai ser misturada com uma gota de hidróxido de potássio e se houver fungos, o médico consegue identificar um padrão específico através do microscópio.

Existe cura? Como é feito o tratamento?

Existe cura, e a mulher não fica com nenhuma sequela, mas o problema pode voltar. Os comprimidos por via oral, quanto os tratamentos tópicos intravaginais, como pomadas, cremes ou óvulos, são altamente eficazes, com taxa de cura acima de 90%. Como a eficácia é semelhante, escolha do tratamento mais adequado, seja ele oral ou intravaginal, deve ser decidida em conjunto com a paciente, de acordo com as vantagens e desvantagens de cada forma.