O que é conjuntivite e como prevenir?

July 6, 2022

A conjuntivite é uma doença que se caracteriza pela inflamação da conjuntiva, causada por agentes tóxicos, alergias, bactérias ou vírus. A conjuntiva é a membrana transparente que recobre o globo ocular e a parte interna da pálpebra. A conjuntivite viral é altamente contagiosa, frequente no verão, e apesar de não ser grave provoca muito incômodo e alguns cuidados devem ser tomados para que não se transforme em epidemia.

Como é feita a transmissão?

Conjuntivite causada por bactérias ou vírus possui um alto nível de transmissão e ela se dá através do contato com a secreção causada pela doença e também por objetos contaminados.

Ela afeta ambos os olhos? Dura muito tempo?

A inflamação pode afetar um ou os dois olhos, mas é comum que os dois olhos sejam afetados, por conta da proximidade um do outro. Costuma durar entre 1 e 2 semanas, geralmente não causa sequela e é bem frequente no verão. A conjuntivite pode ser caracterizada como aguda ou crônica.

Quais os sintomas da conjuntivite?

Sensação de leve ardência, sensação de corpo estranho no olho (sensação de areia nos olhos), lacrimação, secreção amarelada (especialmente em casos de conjuntivite bacteriana), secreção de um líquido transparente no caso de conjuntivite viral. Os cílios às vezes ficam colados e olhos vermelhos.

Tratamentos

O tratamento para o problema é determinado conforme o por agente causador. Em relação à conjuntivite viral não há medicamentos específicos. O tratamento de conjuntivite bacteriana inclui a indicação dos colírios antibióticos, que devem ter prescrição pelo médico.

Tendo qualquer dos sintomas a primeira recomendação é procurar um médio oftalmologista, que irá coletar a secreção ocular e analisar a causa da conjuntivite, para assim recomendar o melhor tratamento.

Como prevenir conjuntivite?

Em relação à prevenção é fundamental que sejam evitadas aglomerações, frequentar piscinas de clubes, ou academias. É indicado não coçar olhos, não dividir a utilização das esponjas, delineadores, rímel ou qualquer item de beleza e não se automedicar.

É importante a lavagem com frequência as mãos e o rosto, já que estes são veículos de importância para transmitir micro-organismos patogênicos. Atente-se aos fatores de risco e evite esse problema!