O que é enfisema pulmonar?

Enfisema pulmonar é uma doença caracterizada pela destruição progressiva dos alvéolos pulmonares, com formação de “grandes bolhas de ar” no lugar do tecido pulmonar normal.

July 6, 2022

O que caracteriza a doença?

O enfisema é caracterizado pela destruição de um grande número de alvéolos, que são pequenas estruturas dentro do pulmão, responsáveis pelas trocas gasosas e entrada de oxigênio na corrente sanguínea. Além disso, existe um comprometimento na capacidade do pulmão se expandir. Assim, o oxigênio não consegue entrar de forma adequada no corpo e o sintoma de falta de ar aparece.

Causas do enfisema

Normalmente, o enfisema se deve ao tabagismo, podendo também ser causado por vapores químicos ou poluentes, por exemplo. O enfisema pode também surgir em pessoas não fumantes que tem deficiência de uma enzima protetora dos pulmões (alfa-1-antitripsina). Nesse caso, a doença se manifesta mais cedo e na maioria das vezes possui origem genética.

Atenção aos sintomas

Os sintomas mais frequentes e que merecem atenção são: chiado no peito, tosse seca e falta de ar que vai se agravando na medida em que a doença avança.

Diagnóstico

O diagnóstico é realizado por meio da análise de exames e sintomas. Entre os exames complementares estão os exames de imagem, sangue e espirometria, que é realizado para medir o volume e a velocidade do ar ao entrar e sair dos pulmões.

Não há cura, mas há tratamento

Os tratamentos incluem a cirurgia de redução do volume pulmonar, uso de válvula para deixar o ar sair do pulmão e em último caso, o transplante. O enfisema não tem cura. O tratamento serve apenas para retardar o avanço e ganhar tempo, já que a parte do pulmão que foi danificada não pode ser restaurada.

O programa terapêutico inclui fisioterapia respiratória para melhorar e corrigir o ato de respirar e uma nova dieta, a fim de melhorar o desempenho dos músculos respiratórios e do organismo de maneira geral.

Enfisema pulmonar vira câncer?

O enfisema não é câncer, mas aumenta as chances da pessoa desenvolver câncer de pulmão, principalmente se ela continuar fumando depois do diagnóstico.