Quantos tipos de herpes existem?

June 14, 2022

A herpes é uma doença muito comum, causada pelo vírus HSV (Herpes Simples Humano). Mas você sabia que existem três tipos diferentes da doença? Assim, ela exige tratamentos distintos. Cada subtipo do vírus da Herpes causa doenças completamente distintas entre si, incluindo a herpes genital, a herpes labial, herpes ocular e ainda outras doenças, como a catapora e a mononucleose infecciosa, por exemplo.

Herpes simples

Geralmente, o vírus do herpes tipo simples afeta a mucosa da boca e o entorno dos lábios. Dor, vermelhidão e bolhas estão entre os sintomas, que podem ser atenuados com medicação oral e pomadas. A transmissão costuma ocorrer quando as lesões estão ativas e visíveis. Neste caso, evite o contato direto com a pessoa infectada e não compartilhe copos, talheres e batons.

Herpes Genital

A herpes genital é uma infecção causada tipicamente pelo vírus Herpes Simplex tipo 2 que oscila entre períodos ativos, quando apresenta sintomas e lesões visíveis nas genitais, e períodos de remissão, quando o vírus está dormente no organismo.

Por ser uma doença cíclica, é comum que, mesmo depois de infectadas, as pessoas não apresentem nenhuma crise de herpes, passando a vida sem suspeitar que contraiu o vírus, enquanto outras podem manifestar várias crises ao longo da vida.

Herpes Zoster

O herpes zoster é a infecção viral que acomete qualquer parte do corpo. Ela é causada principalmente pelo contato com pessoas contaminadas. Apesar de não ser uma doença grave, ela pode acarretar problemas de movimentação e desconforto no membro acometido. A vacina previne a infecção, no entanto, após a contaminação não tem efeitos.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é individualizado e só o médico poderá indicar qual o melhor para cada caso. Procurar o médico imediatamente quando surgirem os primeiros sintomas é essencial para o diagnóstico e tratamento adequados.

Existe prevenção?

Cuidados com higiene e atenção aos hábitos diários pode ajudar na prevenção. Exemplos: só manter relação sexual com preservativo, não beijar a boca de alguém com lesões, não utilizar objetos íntimos de outras pessoas e não tocar na pele de pacientes com a doença em sua fase ativa.