De acordo com minha idade, quanto tempo devo dormir?

A maioria das pessoas sabe que ter uma boa noite de sono é importante, mas poucos passam oito ou mais horas debaixo dos lençóis.

Bem-estar
July 6, 2022
4
min

A maioria das pessoas sabe que ter uma boa noite de sono é importante, mas poucos passam oito ou mais horas debaixo dos lençóis. Para complicar ainda mais as coisas, estimulantes como café e bebidas energéticas, além de despertadores e luzes, incluindo as dos dispositivos eletrônicos, que interferem com o chamado ritmo circadiano, ou relógio biológico.

Horas de sono durante a infância

0 a 4 meses

Recém-nascidos devem dormir de 14 a 17 horas por dia. É natural que eles acordem em intervalos para mamar e interagir com os cuidadores. Preocupe-se apenas se o bebê dormir mais de 20 horas ou se demorar muito tempo para acordar para as mamadas.

04 a 12 meses

Nesta fase os bebês já estão interagindo mais com os pais e tendem a dormir menos tempo. Ainda assim é normal dormirem de 12 a 15 horas.

Crianças pequenas (1-2 anos)

Crianças pequenas não devem passar mais do que 16 horas dormindo. A recomendação é entre 11 horas e 14 horas. O mínimo é de 9 horas diárias.


Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos)

A recomendação é entre 10 horas e 13 horas de sono diárias. Mas valores entre 8 horas e 14 horas ainda são considerados aceitáveis.

Crianças em idade escolar (6-13 anos): a quantidade de sono necessária nessa idade já é menor e regula entre 9 horas e 11 horas todos os dias. Não se deve dormir menos de 7 horas nem mais de 12 horas.

Horas de sono durante a juventude

14 aos 17 anos

Adolescentes devem dormir entre 9 e 10 horas por dia. O tempo de sono é essencial para que eles consigam absorver todo o conteúdo recebido na escola e ainda dar conta de outras atividades desempenhadas.

Jovens adultos (18-25 anos):

Nessa fase, a recomendação de quantas horas dormir por noite fica entre 7 horas e 9 horas. Valores entre 6 horas e 11 horas também são considerados aceitáveis

Adultos (26-64 anos)

Para adultos o valor de horas recomendadas é igual ao de jovens adultos: entre 7 horas e 9 horas. O que muda é a quantidade de horas que ainda é considerada aceitável. Enquanto para os mais jovens o sono pode se estender por 11 horas, no caso dos mais velhos ela não deveria passar das 10 horas.

Horas de sono durante a terceira idade

Idosos (65 anos ou mais)

São os que menos precisam de horas de sono para se recuperar – entre 7 horas e 8 horas. A faixa de horas aceitáveis para eles é entre 5 horas e 9 horas diárias.

Compartilhe este artigo