O que é serotonina?

A serotonina é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais e por isso, quando este hormônio se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão.

Bem-estar
June 14, 2022
4
min

A serotonina é um hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais e por isso, quando este hormônio se encontra numa baixa concentração, pode causar mau humor, dificuldade para dormir, ansiedade ou mesmo depressão. Saiba tudo sobre esse importante hormônio em nosso post!

Quais os sintomas de serotonina baixa?

Ansiedade e depressão: geralmente, as pessoas que têm baixos níveis de serotonina no corpo sofrem de ansiedade e, em muitos casos, podem ser acompanhadas pela depressão.

Problemas digestivos: a serotonina não está apenas associada a processos gastrointestinais, mas 95% da mesma é produzida no intestino.

Fadiga ou cansaço: os níveis de serotonina têm um efeito importante na produção de energia. Algumas pessoas que sentem fadiga crônica apresentam quantidades insuficientes dessa substância química. No entanto, quando os níveis desse neurotransmissor são restabelecidos, é comum que as pessoas que sofrem de fadiga percebam uma melhora significativa nos níveis de energia.

É por isso que o déficit deste hormônio afeta diretamente os processos gastrointestinais, até o ponto de desenvolver uma síndrome do intestino irritável.

Insônia: a quantidade de serotonina disponível também afeta diretamente a produção de melatonina. Assim, quando os níveis de serotonina estão baixos, a capacidade de produzir melatonina é afetada e, como parte de um efeito dominó, o ciclo circadiano se altera.

O que pode levar a um quadro de serotonina baixa?

As causas de serotonina baixa no organismo podem incluir desde a alimentação até o estilo de vida. Na alimentação, uma dieta excessivamente rica em proteínas faz com que o organismo produza menos serotonina porque há uma maior competição de outros aminoácidos não-essenciais para o organismo.

A diminuição do aminoácido conhecido como triptofano também reduz os níveis dessa substância, assim como a carência de vitamina B6 afeta sua produção. A falta de sono, o estresse crônico e o uso inadvertido de substâncias, como antidepressivos também podem fazer com que a produção desse neurotransmissor seja afetada.

Como aumentar a serotonina?

Uma das maneiras de mudar o quadro, ou seja, elevar os níveis de serotonina, é fazendo o uso de remédios antidepressivos, sempre receitados por um médico. Este tipo de medicação aumentará a quantidade do neurotransmissor no cérebro e é considerado uma alternativa eficaz.

Medidas não farmacológicas também são comumente recomendadas. “Exercícios físicos, exposição à luz do dia, ingestão de alimentos ricos em triptofanos e psicoterapia também podem aumentar os níveis de serotonina

Compartilhe este artigo