Já ouvir falar dos alimentos transgênicos? Saiba o que são.

Todo organismo que, através de técnicas de engenharia genética, contém materiais genéticos de outros organismos é denominado transgênico.

Bem-estar
July 6, 2022
3
min

Todo organismo que, através de técnicas de engenharia genética, contém materiais genéticos de outros organismos é denominado transgênico. A geração de transgênicos visa criar organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original: por meio da manipulação genética, combinam-se características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Confira tudo sobre alimentos transgênicos.

Por que existem alimentos transgênicos?

Um dos objetivos dos alimentos geneticamente modificados é a melhora na qualidade dos alimentos, o aumento da produção e a resistência às pragas. Alguns alimentos são modificados para que o seu amadurecimento seja prolongado, resistindo por muito mais tempo após a colheita. Já os vegetais podem sofrer modificações visando o seu aumento de tamanho, enquanto que outros são modificados para resistirem ao ataque de vírus e fungos.

Alimentos transgênicos fazem mal?

Em uma pesquisa publicada recentemente pela Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos EUA concluiu, após analisar mais de mil estudos, que os organismos geneticamente modificados, existentes desde a década de 1970, não só não trazem riscos à saúde como, se usados corretamente, propiciam benefícios para agricultores e ambiente.


Esse tipo de alimento causa câncer?

Nenhum alimento transgênico é liberado para o consumo sem antes passar por testes laboratoriais e pesquisas de campo, inclusive, quando os resultados não forem satisfatórios, sua liberação poderá ser proibida pelas autoridades responsáveis.

Alimentos transgênicos no Brasil

Segundo os dados de 2010, estima-se que 9,6 % das lavouras brasileiras empregam transgênicos. As pesquisas sobre organismos geneticamente modificados (OGM) são conduzidas pela Embrapa. Em 2005, criou-se a lei de Biossegurança (Lei 11105/05), onde se estabelece que a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio) é a responsável pela autorização de plantio e comercialização desses alimentos.

Quais são os alimentos transgênicos mais comuns?

Atualmente as grandes multinacionais continuam trabalhando para obter mais alimentos transgênicos, inclusive com produtos com carne. A seguir nomeamos os alimentos transgênicos mais comuns no mercado.

– Milho e todos os seus derivados (farinhas, farelo, óleo, xarope, entre outros),
– Soja e seus derivados,
– Algodão,
– Batatas,
– Cana-de-açúcar,
– Arroz,
– Tomates com longo vencimento.

Compartilhe este artigo